domingo, 31 de agosto de 2008

TEXTO CRÍTICO 2 - PLANOS ERRADOS



A
transferência da Corte para o Brasil marcou profundamente a população portuguesa. Acredito que tenha sido extremamente difícil para um país como Portugal, que fora pioneiro nas navegações, ter que acreditar na fuga da Família Real.Essa situação demonstra desprezo, irresponsabilidade e falta de organização de Dom João VI, que poderia ter planejado alguma outra solução para o problema, ao invés desse plano que, de certa forma, ajudou o Brasil a se tornar independente.


O Brasil se beneficiava com a chegada da Corte, com mudanças radicais na vida e na sociedade que encontraram ao chegar.No entanto, podemos dizer que Portugal fora esquecido pela realeza. Isso foi uma grande injustiça que fizeram com Portugal, afinal a Metrópole era lá e não no Brasil.Contudo, o Brasil também sofreu o que Portugal sofrera diante da transferência, quando a Família Real volta a Portugal em 1821.

Se fizermos um estudo de todas as mudanças ocorridas no Brasil após a chegada da Família Real, percebemos que o país já estava sendo direcionado à independência, à medida que as mudanças iam ocorrendo.Pois, estas transformações não são para colônias, as mudanças ocorridas, claramente, nos mostram que o país cedo ou tarde se tornaria independente, uma vez que já possuía muitas instituições boas e não dependeria mais da Metrópole.

A chegada da Família Real no Brasil, talvez tenha fortalecido a idéia dos brasileiros de querer um país independente, pois puderam perceber que o Brasil não precisava ser dependente de Portugal.Mas o que adiantou terem dificultado a instalação de uma ciência no Brasil, se o próprio povo, inteligente e revoltado com o retorno, conseguiu perceber que o país poderia ser independente de Portugal? Isso só nos mostra que não adianta dificultarem algo, pois quando o povo quer, ele consegue.

TEXTO EXCRITO PELA ALUNA JÉSSICA NUNES

Nenhum comentário: