domingo, 31 de agosto de 2008

A HISTÓRIA DO OBSERVATÓRIO NACIONAL

O observatório nacional foi criado, oficialmente, por D. Pedro I em 15 de outubro de 1827, sendo assim uma das instituições científicas mais antigas do país. A intenção de D. Pedro I ao criar o ON, era elaborar estudos sobre o território brasileiro e sobre navegação. Observatório Nacional no século XIX auxiliou no estabelecimento e demarcação de parte das fronteiras brasileiras e a expedição, chefiada por Cruls, realizada ao Brasil Central, entre 1892 e 1896, serviu para a escolha do local aonde seria construída, anos mais tarde, a nova capital, Brasília.

Embora a sua criação ocorresse em 1827, sua origem é anterior, segundo o Padre Serafim Leite. Os jesuítas instalaram um observatório no Morro do Castelo, em 1730, na cidade do Rio de Janeiro. Nesse local, em 1780, dois astrônomos portugueses, Sanches d'Orta e Oliveira Barbosa, montaram um observatório e passaram a realizar observações regulares de astronomia, meteorologia e magnetismo terrestre. Com a transferência da família real para o Brasil, em 1808, o acervo desse observatório foi transferido para a Academia Real Militar.

Em 27 de setembro de 1827, a Assembléia Geral Legislativa do Império, autorizou o governo a criar um Observatório Astronômico no âmbito do Ministério do Império e, em 15 de Outubro de 1827, o Imperador D. Pedro I decretou a sua criação. Ele foi instalado no torreão da Escola Militar, tendo sido dirigido, inicialmente, pelo professor de matemática Pedro de Alcântara Bellegarde.




Em 1925, Albert Einstein (sentado ao centro) visita o Observatório Nacional


HOJE

Atualmente, ele é responsável pela geração e divulgação da hora legal brasileira e por diversas pesquisas e estudos em Astronomia, Astrofísica e Geofísica, possuindo cursos de pós-graduação com mestrado e doutorado nas duas áreas.

Um aspecto importante e curioso a se falar é do guardião da hora oficial do Brasil, marcada por um relógio de césio. Sérgio Luiz Fontes, diretor do Observatório Nacional, explica como funciona o aparelho.
“O relógio funciona baseado no átomo de césio, no padrão atômico de césio. Em um átomo, os elétrons transitam em órbita do núcleo. As freqüências dessas transições, feitas em bandas de energia, estão associadas ao tempo. São estes os elementos usados para a medida do tempo. O relógio atrasa apenas um segundo a cada 20 milhões de anos. São equipamentos altamente sensíveis e acurados.”

Um dos homens mais geniais de todos os tempos, Albert Einstein que esteve no Observatório Nacional em 1925.


Referências

Observatório Nacional - Wikipédia

RJTV - Aniversário do Observatório Nacional



Postado pelo aluno Thiago

Nenhum comentário: