Em 1808, ano da transferência da corte portuguesa para o Brasil, as artes em Portugal já eram mais avançadas que as presentes na colônia. No início do século XIX, predominavam no Brasil os estilos Barroco e Rococó.
O Barroco teve início no século XVI, por influência dos próprios portugueses. O ápice das produções barrocas no Brasil ocorreu no chamado século do ouro (século XVIII), nas cidades auríferas do estado de Minas Gerais. Essas cidades, por suas riquezas, tinham uma vida cultural e artística em ascensão.
Esse estilo distinguiu-se pelas fortes características religiosas das obras, que eram usadas na decoração de templos, para mostrar a superioridade e o poder da Igreja Católica. Formas como curvas e espirais apareciam muito nas produções do período Barroco.
Um artista se destacou, o arquiteto, escultor, entalhador e desenhista Antônio Francisco de Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho. Aleijadinho utilizava materiais, como madeira e pedra-sabão, muito empregados nas criações barrocas por serem matérias-primas típicas do Brasil. Dentre as obras de Aleijadinho estão Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG).
Junto com o Barroco, havia outro estilo; muito semelhante ao primeiro. O Rococó nada mais era do que um “Barroco exagerado”. Tendo origem na França no século XVIII, o Rococó surgiu assim que o Barroco deixou a temática religiosa. As principais características desse período eram “As linhas curvas, delicadas e fluídas, as cores suaves, o caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, em que os pintores representaram os costumes e as atitudes de uma sociedade em busca da felicidade, da alegria de viver, dos prazeres sensuais”. Quando chegou ao Brasil, Dom João VI efetuou mudanças no cenário cultural da colônia. Em 1816, chegaram ao Brasil os integrantes da Missão Artística Francesa, entre eles Jean-Baptiste Debret. A missão tinha por objetivo reestruturar as artes na colônia, mostrando as idéias neoclassicistas, já avançadas em Portugal; além de ser a responsável pela fundação da Academia de Artes e Ofícios, mais tarde Academia Imperial de Belas Artes. Tendo início no final do século XVIII, o Neoclassicismo procurava retomar a cultura clássica na Europa, como uma reação ao estilo Barroco da época. Porém, ao contrário do Classicismo, o Neoclassicismo propõe a discussão dos valores clássicos. Não havia mais um ideal de beleza imutável. Os neoclassicistas acreditavam que os princípios clássicos deveriam ser adaptados à realidade moderna. Depois da chegada da corte portuguesa, o Neoclassicismo no Brasil retratava o cotidiano da colônia de uma forma romântica, evidenciando a figura do indígena, o nacionalismo e as paisagens naturais. Dessa forma, os princípios artísticos da colônia eram sempre atrasados em relação à Europa, pois a única comunicação entre os dois lados do Atlântico eram os próprios colonizadores portugueses. Assim, embora o estilo seja o mesmo da Europa, no Brasil cada período tomava características distintas do estilo original, devido às diferenças entre colônia e metrópole. Fontes: TEXTO ESCRITO PELO ALUNO CIRIACO
O Rococó retratava a vida aristocrática européia, de forma sutil e delicada. No Brasil, o Rococó revelou-se tardiamente em relação à Europa, pois foi trazido por portugueses no final do século XVIII.
• Aleijadinho – Wikipédia
• Arte na Idade Moderna em Portugal – Wikipédia
• Artes Plásticas no Brasil – Sua Pesquisa
• Barroco – Sua Pesquisa
• Barroco em Portugal – Wikipédia
• Doze profetas de Aleijadinho – Wikipédia
• História da Arte em Portugal – Wikipédia
• História da Arte no Brasil – Wikipédia
• História do Brasil – Wikipédia
• Jean-Baptiste Debret – Wikipédia
• Missão Artística Francesa – Wikipédia
• Neoclassicismo – Wikipédia
• Rococó – Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário