sábado, 30 de agosto de 2008

CIÊNCIA NO PERÍODO QUE ANTECEDE E SUCEDE A CHEGADA DA FAMÍLIA REAL PORTUGUESA AO BRASIL

Fatos do cotidiano me dão inspiração para escrever neste Blog e são cenas que nos parece sem nenhum significado.Hoje, após fazer os deveres de casa, fui assistir à televisão e percebi como havia ao meu redor objetos eletrônicos, remédios, livros de biologia e química.Tudo isso não seria possível se a ciência no Brasil e no mundo não tivesse evoluído.Mas a partir de quando se iniciou?E como isso aconteceu?

O final do século XVIII caracterizou-se pela difusão de idéias iluministas.Portugal, Espanha, França e Inglaterra adotaram práticas científicas em suas políticas coloniais, com realização de expedições para levantamentos dos recursos naturais da colônia.

1785 a 1792- Expedição liderada por Alexandre Rodrigues Ferreira para explorar a região Amazônica.Ele era naturalista formado na Universidade de Coimbra.
1752 a 1827- Período em que José Vieira Couto viveu no Brasil para levantamentos de recursos minerais, visando ampliar a produção colonial, até realizou análises químicas.Ele era naturalista mineiro, formado em Coimbra e contratado pela Corte Portuguesa.
1772 a 1794- Primeira Sociedade instruída-Sociedade Scientifica, fundado no Rio de Janeiro.
1797- Criação do Jardim Botânico do Grão-Pará, já que Jardins Botânicos também eram importantes nas políticas coloniais, uma vez que plantas e sementes tinham grande valor econômico.O Jardim Botânico citado servia como distribuidor de plantas e sementes úteis para outros Jardins Botânicos, como o do Rio de Janeiro e o de Pernambuco.

(Mais expedições vieram ao Brasil, porém relatamos apenas as mais importantes).

Até este momento, anterior a chegada da Corte, não haviam universidade, conteúdo impresso, bibliotecas grandes e museus; então ciência não era desenvolvida, já que nem locais para formação de cientistas havia.A ciência desse período era praticamente realizada com a chegada das expedições.Portugal também não investia aqui no Brasil, pois achava que pudessem surgir brasileiros educados e aspirassem a independência política.Então, podemos dizer que essa época era o inicio de uma ciência no Brasil.

1808 a 1810- Criação do Colégio Médico e Cirúrgico da Bahia, Escola de Medicina, Anatomia e Cirurgia do Rio de Janeiro.Estas duas instituições, em 1832, passam a ser Faculdade de Medicina.
1808 a 1810- Criação da Academia Militar do Rio de Janeiro, Escola Naval Real e Biblioteca Nacional.
1809- Traduzidos para o Português os elementos de geometria, trigonometria e os elementos de álgebra.
1812-Criação de um laboratório químico-prático no Rio de Janeiro.
1813 a 1814- Surge a produção de jornais e a sua circulação, isso favorece a divulgação de idéias cientificas e estes anos foram publicados inúmeros textos sobre o tema.
1814- Abertura da Biblioteca Nacional ao público, com 60 mil volumes.
1810- Criação do Museu Real, mais tarde Museu Nacional de História Natural.
1817- Chega uma missão cultural e científica austríaca.

A partir da chegada da Corte, o Brasil começa a perceber o que é realmente uma ciência, pois Dom João VI, incentiva a instauração de práticas européias e cria muitas instituições que darão efetivamente inicio a ciências no Brasil.Mas deixamos claro que isso não significa que antes não tivesse indícios de uma ciência.

TEXTO ESCRITO PELOS ALUNOS JÉSSICA NUNES E MARONÊS

Fontes bibliográficas:

Cronologia da Ciência no Brasil capturado em 28.08.2008
Mirim Salles capturado em 24.08.2008
Wikipédia-História da ciência capturado em 24.08.2008
Scielo-Ciência e cultura capturado em 24.08.2008

Um site que mostra a evolução completa da história da ciência no Brasil é este e acho interessante olharem pois há mais material do que no nosso texto,já que destacamos apenas os acontecimentos mais importantes.

TEXTO ESCRITO PELA ALUNA JÉSSICA NUNES

Nenhum comentário: