sexta-feira, 13 de junho de 2008

A SOCIEDADE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX



Ao desembarcar no Rio de Janeiro, a corte encontrou uma sociedade abandonada, tudo era extremamente sujo e sofriam com a falta de água, de higiene e de cultura. O Rio de Janeiro oferecia poucas distrações: as famílias ricas iam a espetáculos e freqüentavam bailes familiares, já os homens, reuniões de jogo.As atividades eram feitas em dia claro com a luz solar, já que vida noturna praticamente não existia devido à falta de iluminação.Nas procissões e nas festas religiosas, toda população da cidade participava,pois se tornaram pontos de encontro entre parentes e conhecidos que lá se reuniam para contar os fatos do dia e as últimas notícias.

Os anos após a chegada da Família Real Portuguesa no Brasil foi de intensa mudança. A vida social se aperfeiçoou e se elevou o nível padrão de vida, tudo isso pelo fato da grande influência dos hábitos de conforto, cultura e diversão trazida pelos portugueses. Para atender às exigências da família real, foi necessário construir novas casas, pois a população havia crescido em decorrência do número de acompanhantes (cerca de 15 mil) e pelo enorme fluxo migratório de portugueses que saíam do reino na esperança de melhores condições; assim apareceram residências isoladas, distantes do centro e junto a jardins e gramados. Modificaram-se também as mercadorias, que foram ampliadas; o transporte e o aumento de oportunidades educacionais.

A vida após a chegada da Corte se tornou muito agitada,porém, não foram somente boas mudanças; a vida cotidiana das famílias de homens livres, pobres e remediados tornou-se mais difícil por causa do aumento do preço dos materiais de construção, da valorização dos aluguéis e do aumento do preço dos imóveis além de ter também surgido discriminação por condições de vida oferecidas nos diferentes bairros e o aumento das disparidades sociais. Todas essas modificações na sociedade brasileira são perceptíveis nas obras do pintor Jean-Baptiste Debret que trabalhou no Brasil entre 1816 e 1831, período em que produziu grande quantidade de obras.Para saber mais sobre Debret, acesse
este conteúdo em nosso Blog.


Texto escrito por Jéssica Nunes.

Fontes Utilizadas:

Revista super interessante: Edição 251- abril/2008
PILETTI, Claudino e Nelson.História e Vida. 24 ed.São Paulo: Editora Ática,2000.
GOMES,Paulo;DE MOURA,Nelson; GANZALEZ,Alaíde.História Geral da Civilização Brasileira.3 ed.Belo Horizonte:Lê Editora,1976.

Abaixo,alguns personagens que circulavam pela cidade do Rio de Janeiro,representando a sociedade após a chegada da Corte:









Revista super interessante edição 251 abril/2008 Nelson Piletti e Claudino Pilette história e vida volume 1 editora ática 24 edição ano 2000 aulo miranda gomes,nelson de moura e alaíde inah ganzalez história geral da civilização brasileira livraria lê editora terceira edição ano 1976

Texto escrito pela Aluna Jéssica Nunes

Nenhum comentário: